Todo mundo sabe do problema do aquecimento global, impossível negar. Mas então, por que é que é que é que ninguém faz nada? Simples, o buraco é mais embaixo, bem lá embaixo chegando na tal de economia. Propostas existem, mas exigem sacrifício.

Acontece que esse sacrifício não é só do governo, ou das petrolíferas, ou das indústrias secundárias, esse esforço é seu também. Sim, você que lê esse artigo, acha que se preocupa imensamente, que o governo é coisa do capete e a Sheel tem pacto com o demônio, mas na hora de tomar uma atitude tem um milhão de desculpas esfarrapadas pra cruzar os braços.

Pensando em você, bom samaritano compromissado com o meio ambiente, juntei algumas dicas através de leituras e pesquisas.

  1. Transporte

Avião: Em 1600Km, um avião joga no ar 150Kg de CO2. Para percorrer a mesma distância, um trem só emite 3Kg. Se puder, evite viagens aéreas.

Automóvel: Cerca de 40% de todo CO2 que você emite vêm do seu carro. A solução é andar menos de carro, caminhar mais, e se não tiver jeito, prefira o álcool como combustível, que é 5X menos poluente que a gasolina.

2.  Carne bovina

Acredite se quiser, mas a flatulência das vacas é responsável por incríveis 25% do efeito estufa. O bendito animal emite gases como o metano, portanto tem um “escapamento” muito pior que qualquer carro.

O problema não pára por aí, continua com o desmatamento necessário para que os santos bichinhos tenham seu pasto.

O que fazer? Comer mais frango, e menos carne vermelha.

3.  Reciclagem

Reciclar evita que novas embalagens tenham que ser produzidas e de quebra reduz a produção do lixo. Reduzir o lixo em 10% é equivalente a deixar de emitir 545Kg de gás carbônico em um ano. Se for preguiçoso demais pra reciclar, tente pelo menos reduzir o lixo.

4.  Cigarros

Mais uma boa desculpa para parar de fumar. O cigarro não é um grande poluente, pois para emitir a mesma quantidade de gases que um carro emite ao rodar 1Km, é preciso fumar 46 cigarros. Porém, faça a conta: 1 maço = 0,08Kg de CO2. Se você fuma 2 massos por dia, então são 2 X 0,08 X 365, que é igual a 58,4Kg de CO2 por ano.

5.  Use menos o fogão

A chama acesa libera gás carbônico, e o fogão libera também metano (imagine um fogão movido a flatulência de bovinos….), que é 21 vezes pior quando se trata de efeito estufa.

6.  Plante árvores

Calcula-se que em média um cidadão deve plantar 40 árvores por ano para compensar todos os poluentes emitidos e livrar a consciência desse peso.

Essas são as medidas que você pode adotar para amenizar a situação. Alguns danos causados já são irreversíveis, infelizmente. Já sentimos alguns dos efeitos. Hoje no Rio de Janeiro a temperatura chegou a 38°C, e em São Paulo está acima dos 30°C há uma semana. O furacão Katrina também foi consequência desse cenário e o inverno europeu não viu a cor da neve da última vez.

Alguém ainda consegue deixar o tema de lado?




Confira Outras Postagens: