Quem você anda aceitando na sua lista de contatos do Orkut? E do Via6? Facebook, etc..

Conheço muita gente que mesmo sem saber quem é a pessoa pedindo aceitação, adiciona na lista de amigos e deixa assim muitas informações pessoais disponíveis para qualquer um.

Aliás, no Orkut a maioria das pessoas deixa disponível todas as informações pessoais do profile para qualquer um, mesmo que não figure na lista de contatos.

frediiIsso pode ser muito perigoso. O site Beta News divulgou uma pesquisa realizada pela empresa de segurança de software, Sophos, realizada no Facebook. Criaram um profile, sem informações nenhuma, chamado Freddi Staur. Na foto, um sapo de plástico verde!

Adicionaram mais de 200 usuários e no final das contas mais de 41% deles aceitaram Freddi Staur como amigo, deixando a mostra para um desconhecido, sem informação e sem foto, todos os seus detalhes pessoais. Fotos com a família, endereço de casa, telefone, detalhes sobre o trabalho, etc.

Você confiaria num sapo verde? Eu também não.

Mas alguns dias atrás, conversando com o Ricardo pelo Gtalk, perguntei como ele tinha conseguido meu e-mail. Ele me disse que sabia meu e-mail, meu telefone e meu endereço, só olhando meu profile no Via6. Foi aí que percebi que tinha deixado essas informações disponíveis, e corri para tirá-las.

———————————————–

dados completos Conhece essa barrinha? Ela acusa a porcentagem que está completa nos seus dados do Via6. É bom deixá-la menor que 100%!

———————————————–

Portanto, algumas dicas:

  • Não deixe informações pessoais que possam te identificar no seu perfil
  • Não deixe informações que possam identificar pessoas próximas a você
  • Reveja sua lista de contatos. Quais deles você realmente conhece e confia? Se achar algum “sapo verde”, pergunte quem é ele. Caso não obtenha resposta, exclua sem dó.
  • Se você se importa mesmo com sua [bp]privacidade[/bp], ao invés de ficar deletando scraps no orkut, porque não migra para o Facebook ou outra rede social que permita um controle maior dos seus dados?
  • Use os filtros. A maioria das redes sociais possue filtros para deixar algumas informações disponíveis só para amigos, muito amigos, ou família. Até mesmo o Flickr tem isso. Faça uso.
  • Não aceite qualquer pessoa nos seus contatos. Não tenha vergonha de perguntar. Sua vida não vai mudar se o número do contador de amigos no [bp]Orkut[/bp] estiver um pouco menor.

Seguindo essas dicas, você terá um pouco mais de segurança da sua informação. Mas lembre-se que é quase impossível estar invunerável a isso.

Gosta de web 2.0? Bom, esse é um preço a pagar.

[bl]web 2.0, sapo de plástico, sapo verde, redes sociais, segurança da informação, livros[/bl]

[tags]Via6, Orkut, web 2.0, segurança da informação, redes sociais[/tags]




Confira Outras Postagens: