Para quem gosta de deixar suas fotos na internet e poder editá-las em qualquer lugar, os editores de fotos online são boa escolha.

Hoje, existem muitos sites que oferecem alguns serviços básicos, como recortar a foto, ajustar brilho e contraste, etc. Mas falarei aqui de dois em especial: Picnik e Graphita.

Foco do serviço

Os dois serviços editores de fotos online citados, apesar de terem uma mesma denominação, não são concorrentes diretos. O foco principal de cada um é um tanto diferente.

O Picnik se aproxima mais do conhecido Photoshop, com muitos ajustes de cor, brilho, contraste e alguns efeitos. Claro que é tudo muito básico se comparado com o Photoshop, mas lembre-se que trata-se de um serviço online e gratuito.

Outro atrativo do Picnik é a integração com o Flickr, Facebook e Picasa online. Você pode acessar todas suas fotos da sua conta no Flickr por exemplo, editá-las e salvá-las diretamente no seu álbum de fotos online.

Ele tem um visual muito intuitivo e simples.

O Graphita vem de uma outra escola. Deve ser mais utilizado para diversão. Fazer alguma brincadeira na foto, zoar com o amigo, colocar um chifrinho aqui e ali, balões de conversação, desenhos, etc.

Um pouco mais do Picnik

Como funciona: Exige cadastro, porém é um processo simples e gratuito. Caso não esteja usando nenhuma integração com Flickr ou Picasa, você pode fazer o upload da foto que deseja editar e começar. Para exemplificar:

533092435 b18b8c2093 m Editor de fotos online   Picnik e Graphita572180328 7fcab1c3bc m Editor de fotos online   Picnik e Graphita572696283 fe4fe92ae2 m Editor de fotos online   Picnik e Graphita

Foto editada online com o Picnik. Talvez não o melhor exemplo, pois a imagem está pequena, mas serve por enquanto. A foto da esquerda é a original. Perceba a foto do meio, editada. Sem olhos vermelhos, melhor contraste, cores mais acentuadas, mais viva, apesar da diferença ainda ser pequena. Já na foto da direita adicionei um efeito de “fade” e mais um sépia para dar um tom envelhecido na foto.

Esse é o papel do Picnik.

Prós:

  1. Integração com Flickr e outros serviços;
  2. Online;
  3. Intuitivo e simples de usar;
  4. Possue os principais efeitos mais utilizados.

Contras:

  1. Impossível de ser utilizado com conexão discada. Um pouco lento;
  2. Não é o Photoshop icon smile Editor de fotos online   Picnik e Graphita

Um pouco mais do Graphita

Como funciona: Também exige cadastro. Você faz o upload da foto e abre o painel para edição, que é muito bonito por sinal. É um serviço para “brincar com a fotos”:

image Editor de fotos online   Picnik e Graphita

Tudo o que você deve fazer é escolher um dos objetos na palheta e arrastá-lo para a foto. A partir daí, você pode redimensionar o tamanho do objeto, transparência e outras cositas:

533092435 b18b8c2093 m Editor de fotos online   Picnik e Graphitaimage 3 Editor de fotos online   Picnik e Graphita image 4 Editor de fotos online   Picnik e Graphita

Prós:

  1. Muitos objetos. Para quem é criativo, mais do que o suficiente.
  2. Site muito bonito, todo em flash;
  3. Capacidade de salvar suas fotos no álbum online do site.

Contras:

  1. Pesado e lento;
  2. Só permite salvar 50 fotos no álbum;
  3. Não possue integração com outros serviços.

Poder em mãos e criatividade na cabeça

Como todos sabem, o Flickr agora tem uma versão em português, o que deve popularizar ainda mais o serviço no Brasil e também facilitar mais a vida de todos.

Já dissertei anteriormente sobre as possibilidades na integração Picnik X Flickr. Agora, somados com o Graphita, sua criatividade pode levar tudo isso para muito longe, usando um editor de fotos online.

Dica besta que todos já sabem

Cliente speedy pode revelar suas fotos por apenas R$0,55. É só enviar pela internet, e eles entregam em casa pelo correio.

Agora divirtam-se!




Confira Outras Postagens: