No dia 13, postei um artigo com 5 dicas para turbinar o PC com o uso de programas. Como o artigo teve uma boa aceitação, resolvi divulgar algumas dicas, porém agora sem o uso de softwares, para dar uma polida melhor na máquina e deixar tudo brilhando.

Nada de dicas bestas como aumentar a RAM ou limpar os temporários. Essa é uma lista com dicas realmente úteis e o melhor, sem precisar instalar nenhum programa.

1. Arquivos DLL fora da RAM

Muitas vezes o Windows mantém alguns arquivos DLL na memória, mesmo depois que o software que os carregou foi fechado. Para evitar isso e liberar mais memória, basta uma pequena modificação no registro. Acesse o menu Iniciar, escolha Executar, tecle regedit > OK.

Acesse a seção HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\EXPLORER. Crie uma nova entrada denominada AlwaysUnloadDLL, com valor igual a 1. Agora é só reiniciar a máquina.

2. Acerto no cache do disco

O XP calcula dinamicamente o cache de disco para computadores com pouca memória RAM. Se você tem 512Mb ou mais de memória, essa opção é inútil. Para resolver o problema, abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e acesse Propriedades. Na janela que abre, vá à aba Avançado e clique no botão Configurações, da seção Desempenho. Acesse a aba Avançado e clique em alterar. Coloque o novo tamanho, que será igual a quantidade de memória do seu micro.

3. Windows só na memória

Essa é para micros com 512Mb de memória ou mais. Acesse o menu Iniciar, Executar e tecle Regedit. Acesse a opção HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Session Manager\Memory Management. Mude o valor de DisablePagingExecutive para 1, feche a janela e reinicie a máquina. Dessa forma, você impede que arquivos do sistema passem para o cache de disco, o que diminui sensivelmente a velocidade do PC.

4. Fim aos serviços inúteis

Se você não está numa rede corporativa, pode desativar alguns serviços que só carregam a memória e são inúteis. Abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Gerenciar. Na janela que se abre, entre em Serviços e Aplicativos e clique em Serviços. Para desativar um serviço, é só clicar com o botão direito sobre ele e abrir a opção Propriedades. Então, na opção Tipo de Inicialização, selecione a opção Desativado. Veja alguns serviços que podem ser desativados:

image0 thumb7 7 Dicas Para Turbinar o PC Sem o Uso de Programas

image0 thumb9 7 Dicas Para Turbinar o PC Sem o Uso de Programas

Alerter: Recebimento de mensagens administrativas para rede corporativas

ClipBook: Visualização de dados do micro remotamente em uma rede corporativa

Computer Browser: Se você não está numa rede com muitos micros, desabilite.

Fax Service: Serviço de FAX

Messenger: Não é o MSN, é só um serviço de envio de mensagens pela rede, em redes locais apenas. Se você não está numa rede local, e mesmo que estiver, pode desabilitar!

Remote Registry Service: Acesso remoto ao registro do Windows, usado só em grandes redes por administradores.

Telnet: Acesso remoto. Desligo-o até por motivos de segurança.

5. Ajuda da inicialização com MSCONFIG

Essa deve ser a dica mais famosa. O MSCONFIG é um utilitário que vem com o Windows XP e permite fazer ajustes nas opções de inicialização do sistema. Com ele, você escolher quais programas o Windows vai rodar logo quando iniciar o sistema. Para acessar, abra o menu Iniciar > Executar, e digite Msconfig e clique OK. Aí é só desmarcar os programas que você não quer que inicie, na aba Inicializar. O MSConfig não está disponível no Windows 2000.

image0 thumb4 7 Dicas Para Turbinar o PC Sem o Uso de Programas

6. Finalizar tarefas sem perguntas

Geralmente quando você está desligando o micro e algum programa ainda está aberto, o Windows pergunta se você deseja mesmo encerrá-lo. Ou então, quando você tenta encerrar um serviço a força com o Gerenciador de Tarefas, o Windows pergunta se você tem certeza que deseja fazer isso. Dá para fazer com que o Windows fique quietinho e apenas faça o que você mandou. Para isso, acesse mais uma vez o registro (Iniciar > Executar > Regedit) e vá em HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Mude o valor do item AutoEndTaks para 1. Pronto, só isso!

7. Deixe o DNS trabalhar

O DNS é um serviço do provedor de acesso à Internet que traduz os nomes dos sites para endereços IP. Assim, para cada página acessada, o sistema operacional pede ao servidor DNS que traduza a URL para um endereço IP. O Windows tenta agilizar esse processo, mantendo uma base de dados com sites acessados recentemente. A Ideia aqui é aumentar essa base de dados para agilizar ainda mais.

Vá novamente ao Regedit e acesse HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dnscache\Parameters.

Para cada item abaixo, clique com o botão direito em uma área vazia dentro da janela, selecione Novo e depois Valor DWord.

Nome Valor

CacheHashTableBucketSize1
CacheHashTableSize180
MaxcacheEntryTtllimitFF00
MaxSOACacheEntryTtllimit12d

 

image0 thumb2 7 Dicas Para Turbinar o PC Sem o Uso de Programas

Dessa forma seu Windows deve ficar consideravelmente mais rápido. Mas lembre-se, o Oito Passos não é responsável por qualquer uma dessas alterações, caso algo dê errado no seu micro.




Confira Outras Postagens: