Ultrabooks: por que são bons?

Em 2015 a nova categoria de computadores portáteis definitivamente se consolidou no mercado mundial; no Brasil inclusive. Os Ultrabooks já evoluíram da sua primeira versão e hoje modelos conversíveis trazem telas sensíveis ao toque. Antes de mais nada, vale destacar: para ser classificada como Ultrabook, a máquina precisa atender algumas especificações além do design super fino e leve.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Ultrabooks Armazenamento

A espessura máxima do computador não pode ultrapassar os 20 milímetros, o tempo de resposta (desde você ligar o computador até ele está pronto para ser usado) deve ser inferior a 10 segundos, a bateria deve ter, no mínimo, cinco horas de autonomia e o armazenamento deve ser feito em SSD.

A diferença do armazenamento em SSD é que ele ocupa menos espaço físico e oferece maior resistência a choques que o HD tradicional. Ainda que a capacidade de armazenamento seja menor do que a maioria dos hard disks, o SSD funciona em velocidade muito maior uma vez que é baseado em memória flash; assim como os cartões de memória e pendrives.  Assim, os notebooks normalmente trazem maior capacidade de armazenamento; é verdade. Alguns Ultrabooks híbridos trazem também um HD além do SSD.

Também há modelos mais potentes, mais rápidos na funcionalidade e na inicialização, com HD de maior capacidade e baterias de longa duração mesmo.

Os mais modernos Ultrabooks são chamados de conversíveis, pois são notebooks quando precisamos e se convertem em tablets quando queremos.

Mesmo assim, existem diversas variações, eles se transformam em Tablets, são Conversíveis (a tela vira), são Hibridos (que se separam do teclado), são Giratórios (a tela roda), são Line-Ups (desliza e levanta) e com Telas Sensíveis ao Toque (Touch Screen).

Por serem assim tão finos, a maioria dos modelos de Ultrabook não tem entrada para CD ou DVD.  Claro, você pode adquirir um drive externo, mas nesse caso terá que carregar o acessório sempre junto. Já os notebooks todos trazem entradas e mais entradas, já que espessura não é problema.

Outra diferença dos Ultrabooks são as tecnologias de segurança. Com a função antirroubo, se o usuário tiver sua máquina roubada ou perdida pode bloquear o equipamento via web tornando-o totalmente inutilizável.

Ultrabooks Segurança

E a tecnologia de segurança à identidade garante mais um nível de proteção na hora de efetuar uma transação bancária ou qualquer compra na internet.

Claro, esses benefícios refletem diretamente no preço das máquinas. Hoje, em média, um Ultrabook custa 25% a mais que um notebook com configuração equivalente.

É mais ou menos assim: tamanho padrão de notebook também é preço padrão. Mais fino é igual mais caro. Com tela touch (sensível ao toque) é igual mais caro. Conversível é igual mais caro ainda.

O termo Ultrabook é uma especificação Intel usada para definir uma categoria de finos e leves, Laptops Ultraportáteis, com Baterias de Longa Duração. E são capazes de “acordar” em apenas 2 segundos e dar boot (inicialização ao ligar) em apenas 16 segundos, o que reduz o tempo que o usuário tem que esperar para retomar o uso.

Nos ultraboos que possuem telas sensíveis ao toque sempre vem instalado o Windows 8 ou 8.1 e são perfeitos para se usar com o toque dos dedos nos Tiles ou Charms, que são os nomes dos blocos coloridos da Tela inicial.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na parte da Área de Trabalho convencional é mais comum se usar o mouse para clicar onde precisar, mas mesmo nestas telas que ainda têm aparência de Windows 7 se você preferir poderá continuar usando seus dedos, pois o Touch Screen funciona também, podendo fechar no X, selecionar ou navegar por suas pastas e documentos sem precisar do mouse. São muitos fabricantes e modelos variados com nomes diferenciados. O nome “Ultrabook” é uma Marca Registrada Intel (ou seja, ninguém mais poderia usar).

Gostaram das informações pessoal?
 
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

Avalie esse artigo:

Recomendados Para Você:

Curta o Oito Passos no Facebook





Receba Nossas Matérias por E-mail Gratuitamente!