Significado do Dia das Mães

Uma das datas mais importantes do ano é o Dia das Mães, mas hoje em dia poucas sabem qual é o verdadeiro significado do Dia das Mães. Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação. Veja algumas informações para saber qual é o verdadeiro significado do Dia das Mães, no Brasil e no mundo.

Significado do Dia das Mães - Saiba qual é o significado do Dia das Mães (Foto: Divulgação)

Significado do Dia das Mães – Saiba qual é o significado do Dia das Mães (Foto: Divulgação)

Significado do Dia das Mães

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos, os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”. No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães, por isso a data nunca cai no mesmo dia. Essa é uma data que move fortemente o mercado de vendas por todo o mundo.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano (Foto: Divulgação)

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano (Foto: Divulgação)

A data com o significado do Dia das Mães surgiu devido ao sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se espalhou por todo o mundo.

O Dia das Mães é celebrado em diversos países (Foto: Divulgação)

O Dia das Mães é celebrado em diversos países (Foto: Divulgação)

Dia das mães no Brasil

Pelo o mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro, na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio, na Suécia é no quarto domingo de maio, no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932. Mas no fim das contas o verdadeiro significado do Dia das Mães, para a maioria das pessoas é celebrar esse dia importante com as mães.

Este ano o Dia das Mães vai ser no dia 10 de maio (Foto: Divulgação)

Este ano o Dia das Mães vai ser no dia 10 de maio (Foto: Divulgação)

Avalie esse artigo:

Curta o Oito Passos no Facebook





Receba Nossas Matérias por E-mail Gratuitamente!