O que são as Fases da Lua?

A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela é quatro vezes menor do que o nosso planeta, não tem luz própria, quem a ilumina é o Sol. Ao seu longo ciclo lunar, ela adquire formas diferentes, mas na verdade a sua forma não muda, a única coisa que muda é o quantos podemos ver da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

O ciclo lunar tem quatro fases principais:

  • Lua Nova

E quando a face da Lua iluminada pelo Sol não pode ser vista da Terra. Como a Lua está na mesma direção que o Sol, ela nasce e se põe junto com ele.

  • Lua Quarto Crescente

Daqui da Terra podemos ver metade da região da Lua que está refletido a luz do Sol. Nessa fase, a forma da Lua vista da Terra é diferente nos dois Hemisférios Norte a Lua parece com a letra D, no Hemisfério Sul e o inverso, tem a forma da letra C. isto é apenas uma forma de identificar a Lua nessa fase. Existem também situações comuns em que ela não se pareça com a letra C aqui no Hemisfério Sul.

  • Lua Cheia

Nessa fase, vemos um circulo toda a face da Lua que está iluminada pelo sol. Como a Lua Cheia nasce aproximadamente as 15horas e se põe no dia seguinte às 6 da manhã, podemos ver a Lua durante toda a noite.

  • Quarto Minguante

Como na fase quarto Crescente, vemos metade da face iluminada da Lua. Só que agora as formas da Lua vistas em cada hemisfério se invertem: no Hemisfério Sul surge em forma de D, no Hemisfério Norte em forma de C. Mas o formato dessas “letras” não é fixo, assim como na fase crescente.

O que são as Fases da Lua?
Avalie esse artigo: