Água Demais Pode Matar! Você Sabe o Quanto Deve Beber?

Se você regar demais uma planta, deixando as raízes a todo instante molhadas, a planta podem apodrecer, pois a água não permite circular ar no interior do vaso.

Se você tomar água demais em um curto espaço de tempo, você também pode sofrer náuseas e até morrer por “intoxicação por água”.

Beber água demais pode fazer mal

calor_copo_agua_dr Jennifer, 28 anos, na Califórnia, morreu depois de participar de um concurso onde o vencedor seria quem bebesse a maior quantidade de água. Seis litros e 3 horas depois, começou a vomitar, sentiu náuseas, teve dor de cabeça e faleceu.

Um estudo de 2005 do New England Journal of Medicine revelou que cerca de um sexto dos maratonistas desenvolvem algum grau de hiponatremia, ou diluição do sangue, que acontece quando se bebe água demais. Fonte: Scientific American Brasil

Se você beber mais água do que o seu corpo é capaz de liberar, isso pode te trazer sérios problemas.

Lembra daquela história dizendo que a quantidade ideal de água para se beber durante o dia é cerca de 2 ou 3 litros? Não é de tudo verdade.

Deve-se considerar que nos alimentos encontramos uma grande quantidade de água, assim como em sucos e outros bebidas.

Também deve-se levar em conta as características pessoas de cada um, como peso, se pratica exercícios físicos entre outras coisas. Além de condições do clima e temperatura ambiente.

Beber água não emagrece

Existe um mito em torno disso. Os benefícios a longa prazo de beber água diariamente são muitos. Fortalecimento da pele, unhas e cabelos, bem-estar e hidratação, além de evitar a fadiga. Mas regime com certeza não é um deles.

Deve-se criar o hábito

Beber água deve ser levado como aprendizado e não como obsessão. Educar-se a beber uma boa quantidade de água diariamente pode evitar diversas doenças, mas é um aprendizado que pode levar certo tempo.

É recomendado também a ingestão de pequenas quantidades durante o dia todo e não tudo de uma só vez.

Uma boa dica é levar uma garrafinha de 500 ML para o trabalho e deixá-la próxima a você.

Vale aqui a velha regra: nenhum excesso faz bem.

Em caso de dúvidas, procure seu médico.




10 thoughts on “Água Demais Pode Matar! Você Sabe o Quanto Deve Beber?”

  1. Bárbara says:

    Vi que agua podia matar ontem no House MD!

  2. Lucia Freitas says:

    Agora além de cuidar o número de cigarros, tenho q ficar de olho no volume de água 😀 Nesta seca que nos assola, é coisa pra se pensar.

  3. Rodrigo Prior says:

    Na verdade o falso mito da “água que emagrece” está ligado à aceleração do metabolismo causada pela ingestão de água em grandes quantidades (2 a 3 litros por dia).

    Um organismo operando com seu metabolismo basal em velocidade acelerada promove uma queima calórica maior, mas nada que justifique a pessoa a cometer loucuras desse tipo e acabar se matando.

    A matemática para emagrecer é simples, você precisa ingerir menos do que seu organismo consome, para gerar um défcit calórico que estimulará seu corpo a gastar as reservas.

    Abraços,
    Rodrigo.

  4. Meire says:

    Meu marido sempre me diz que agua demais nao faz bem, ele diz q devemos beber qdo temos sede, ou seja q o corpo nos avisa a hora de ser hidratado.
    Acho q farei um link para este teu post.
    Peguei uma foto emprestada aqui, mas creio q deveria ter colocado os creditos, o farei agora. E obrigado pro responder ao comentario da Cilene,
    Meire

  5. Lu says:

    Naum sei se tanta água faz bem ou não..mais eu mesma tomo muita água..já começo tomando água de manhã.. acho que eu não consigo ficar sem água..alías acho que ninguém consegue ficar sem água..mais eu…enfim,rsrs…
    Abraçoa todos!!

  6. Alcides R de Lima says:

    ola turma gostaria que alguem me provace cientiricamente que uma pessoa tem que tomar 2 litros por dia,eu creio que é mais um mito, eu tenho 75 anos não tomo agua e não tenho doença alguma,estou muito bem graças a Deus. nos temos 70% de agua no corpo mais todos os alimentos que nos comemos tem mais de 90% de agua. estou pagando pra ver, quero prova. um abraço

  7. Rodrigo Moraes says:

    bebeu agua? ta com sede? olha, olha a agua mineral
    agua mineral.

  8. sergio says:

    olha sr alcides de 75 anos. o que é bom para um nao é bom para o outro. Uma tese minha… O que faz mal a alguém nao é o que ingere (exceto veneno) e sim aquilo que nao ingere. a falta de ingerir água e/ou outros alimentos é que deixam o corpo defasado dos nutrientes necessários e consequentemente vem as doenças…. parabéns o sr nao precisa de água… mas a maioria precisa..

  9. alessandro says:

    Parabéns ao Sr Alcides, na verdade acho que esse Sr. deve ser um camelo, pois não precisa de água!!!!!

  10. Jean Yves says:

    Muito boa Alessandro, o Sr Alcides realmente deve ser um camelo hehe. E Sexo demais? Também faz mal a saúde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *