Como transferir multas de trânsito

Algumas vezes emprestamos nosso carro e alguns dias depois chega uma indesejada e indevida multa. Assim, a melhor alternativa é transferir os pontos para outra carteira: a de quem estava dirigindo e cometeu a infração. Para solucionar esse problema é possível transferir multas de trânsito através de alguns procedimentos, saiba como através desse artigo.

Saiba como transferir uma multa indevida.

Saiba como transferir uma multa indevida.

Como transferir multas de trânsito

Para fazer a transferência, o dono do carro deve prestar atenção nas regras determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Essa mudança de pontos pode ser feita em até 15 dias após a notificação. A identificação de condutor infrator é feita através de um preenchimento de um formulário e depois encaminhado ao órgão de trânsito. Também é preciso levar duas cópias da CNH de quem estava ao volante e a cópia de um documento do dono do veículo. Se o condutor não puder ir ao órgão de trânsito, o dono deve levar o formulário preenchido e com firma reconhecida, em cartório, das assinaturas dos dois.

O formulário vem junto a notificação, caso não a tenha mais é possível preencher através da página do DETRAN-MS.

Como transferir multas de trânsito

O motorista tem duas opções: entregar os documentos pessoalmente ou enviar pelo correio. Neste caso, recomenda-se que a correspondência seja encaminhada com o aviso de recebimento para certificar-se de que a indicação foi entregue.

Apenas em alguns casos a transferência pode ser realizada. Quando a infração é cometida por causa de algum problema no veículo, como extintor vencido ou lanterna queimada, os pontos não são transferidos e vão para o dono. O mesmo acontece quando um menor está ao volante.

Para saber mais sobre o assunto, procure a unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de sua cidade ou outros órgãos de trânsito instalados em seu município.

Avalie esse artigo:

Recomendados Para Você:

Curta o Oito Passos no Facebook





Receba Nossas Matérias por E-mail Gratuitamente!