Modelos de portões para garagem residencial3 Modelos de portões para garagem residencial

Saiba como deixar sua casa mais linda e segura com portões para garagem.

O portão de uma casa é um dos elementos que trazem maior segurança além de complementar a parte estética da casa. Os tamanhos são variados, desde os mais grandes e imponentes até os menores e mais delicados, se revelando assim um componente importante na fachada residencial.

Apesar de ser um item simples, prático e funcional, existem pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o melhor modelo de portão residencial. Para não escolher a peça errada, vários fatores precisam ser considerados, como o estilo arquitetônico, o tipo de abertura, o material e, sobretudo, as dimensões.

Tipos de Portões

 Modelos de portões para garagem residencial

Há vários tipos de portões que podem atender as suas necessidades, saiba qual se encaixa no seu perfil.

A maioria das construções aproveita o espaço limite do lote, geralmente rente a rua, fazendo seu acesso por portões. A primeira preocupação deve ser com relação às dimensões do portão e para que ele servirá. Sendo um portão para garagem o ideal é que ele seja um pouco mais largo do que um carro grande. Assim, o motorista tem uma folga na hora de passar. A altura também é preciso considerar, assim é possível saber que força será necessária para abrir e fechar. Lembrado que quanto maior e mais alto for o portão, mais pesado ele será e, portanto, mais força (manual ou um motor mais parrudo) será necessária para manuseá-lo.

Materiais

Os portões hoje em dia são feitos de diversos tipos de material, os mais utilizados ainda dão ferro, alumínio e madeira. O que é importante verificar, além do fator estético, é a resistência, o peso e a durabilidade. Um portão de segurança deve ser fabricado com materiais mais resistentes e fortes. Portões muito grandes de ferro, por exemplo, tendem a ficar muito pesados. Se o acionamento for manual, pode ser difícil manuseá-lo. Se o acionamento for automático, será necessário um motor mais forte e caro para abri-lo. O alumínio, nesse caso, pode ser uma boa opção para se ter um portão grande, leve e durável. Entretanto, o alumínio é mais caro.

Modelos de portões para garagem

Modelos de portões para garagem residencial Modelos de portões para garagem residencial

Portão basculante.

O portão de garagem basculante ou de elevação são os que atendem melhor as necessidades de quem procura utilizá-los em garagens. O mecanismo funciona levantando a sua folha fixa por meio de guias laterais e contrapesos, movidos por um sistema de cabos de aço e polias que movimentam o portão. Quando é acionado ele é puxado pelos cabos de aço e a barra de torção funciona como elemento balanceador do movimento do portão. Cada centímetro elevado de um lado, corresponde à mesma elevação do lado oposto, de tal modo que o portão levanta por igual.

Modelos de portões para garagem residencial1 Modelos de portões para garagem residencial

Portão Deslizante.

Já o portão de garagem deslizante funciona movido por um grupo moto-redutor que, por meio de uma engrenagem, empurra uma régua de cremalheira presa no portão, de modo que ele se move fechando e abrindo. O portão automatizado deslizante é de simples instalação e muito popular.

Modelos de portões para garagem residencial2 Modelos de portões para garagem residencial

Portão Pivotante.

O portão pivotante funciona sobre pivots, que o sustentam. Normalmente esses pivots não são suficientemente fortes para mantê-lo no prumo. Em caso de automatização, esse tipo de portão recebe uma carga extra de peso, por causa do peso próprio dos moto-redutores e também pelos esforços mecânicos aplicados pelo cilindro do grupo moto-redutor durante a abertura ou fechamento.




Confira Outras Postagens: