Como fazer um jardim residencial

Veja algumas dicas de jardins residenciais

Veja algumas dicas de jardins residenciais

Jardim residencial

Os jardins residenciais são uma opção charmosa para decorar a casa ou o apartamento. Além de trazerem a beleza do verde para dentro do lar, eles são utilizados na arquitetura como um recurso para dar aconchego ao ambiente. Bonitos e práticos, os jardins de inverno podem ser o diferencial que você procura para a decoração da sua casa. Os jardins residenciais podem ou não ter um teto, mas é importante que recebam iluminação natural. No caso dos cobertos, um teto de vidro ou uma claraboia ajudam a manter o ambiente sempre iluminado. Em casas, terraços e salas anexas são os locais mais comuns para abrigar jardins residenciais. Apartamentos também podem receber jardins de inverno, desde que fiquem próximos a uma janela. Uma solução pode ser adaptá-lo em uma varanda com portas de vidro, por exemplo. Outro local interessante para colocar plantas e ornamentos é embaixo de escadas, área que muitas vezes não é aproveitada na decoração.

Como fazer um jardim residencial

Confira algumas dicas de como fazer um jardim residencial.

Os jardins residenciais dão todo um brilho e um ar especial para as casas

Os jardins residenciais dão todo um brilho e um ar especial para as casas

A escolha da vegetação que irá compor o jardim residencial depende basicamente de como é este ambiente em relação à luminosidade. De maneira geral, as plantas mais indicadas para estes ambientes são aquelas que se adaptam bem aos interiores de residências. Alguns exemplos são as palmeiras Raphis e Chamaedora, herbáceas como lírio da paz, antúrio, comigo-ninguém-pode, samambaias, lança de São Jorge e as bromélias de sombra ou meia-sombra. Outra opção é cultivar uma pequena hortinha, com temperos como salsa, cebolinha, manjerona e também chás como hortelã, melissa e boldo. Como nesses ambientes as plantas são normalmente abrigadas em vasos, é importante evitar as que tenham raízes muito profundas ou com grandes volumes.

Muitas pessoas não sabem como montar um jardim residencial, na dúvida chame um especialista

Muitas pessoas não sabem como montar um jardim residencial, na dúvida chame um especialista

Jardins residenciais podem ser mais rústicos, com elementos naturais, ou contemporâneos e minimalistas. No geral, a decoração pode ser feita com recursos como vasos de concreto, fibra, vidro ou cerâmica, fontes de pedra e até lareiras ecológicas. Os pedriscos (pequenas pedras decorativas) também ajudam a dar um toque natural ao ambiente. Em relação à iluminação artificial, as arandelas (luminárias de parede) e espetos de luz são ótimos para esses locais. Ambientes maiores podem receber refletores, bancos ou poltronas impermeáveis e mesinhas.  A manutenção de um jardim residencial é semelhante a que é realizada em jardins tradicionais. Deve-se atentar à rega, retirada de folhas mortas, aplicação de fungicidas e adubação de acordo com cada espécie utilizada.

Não perca tempo e monte o seu jardim residencial

Não perca tempo e monte o seu jardim residencial




Confira Outras Postagens: