T 1 300x300 Como Construir um Telescópio Caseiro?

O telescópio é um instrumento bastante exótico. Apesar de sua funcionalidade muitas pessoas também o possuem por sua beleza e sofisticação, tem quem goste de ficar curiando o céu em busca de fenômenos ou de apenas ficar contemplando mais de perto as estrelas. Mas, seria possível construir um telescópio em casa? A resposta é sim. Apesar de ser um instrumento bastante complexo, em sua construção é basicamente simples.

Para ter um telescópio construído por você mesmo em casa você precisará de duas lentes de aumento (talvez com diâmetro de 2,5 a 3 cm – funcionará melhor se uma for maior do que a outra), um tubo de papelão (que pode ser um rolo de papel toalha ou de papel de embrulho – o ideal é que ele seja comprido), fita adesiva, tesoura, uma régua, folha impressa de papel (que pode ser de revista ou jornal).

T 2 154x300 Como Construir um Telescópio Caseiro?

Para montar o seu telescópio caseiro pegue as duas lentes de aumento e uma folha de papel impresso, segure a lente de aumento maior, entre você e o papel. A imagem impressa parecerá borrada. No terceiro passo coloque a segunda lente de aumento entre seu olho e a primeira lente de aumento. Depois mova a segunda lente para frente ou para trás até que se perceba nitidez na folha impressa. Você notará que o papel impresso aparecerá maior e invertido.

Peça auxílio para alguém medir e anotar a distância entre as duas lentes e recorte uma espaço com aproximadamente 2,5 cm no tubo de papelão quw fique perto da abertura frontal. Não recorte totalmente o tubo. O espaço deverá ser capaz de segurar a lente de aumento, por isso esteja atento ao recorte que fará.
Depois faça outro corte no tubo à mesma distância do primeiro corte conforme anotado pela pessoa que o auxiliou. Esse será o local onde ficará a segunda lente de aumento.

T 3 300x225 Como Construir um Telescópio Caseiro?

Coloque as duas lentes de aumento em seus recortes sendo que a parte maior deve ficar frente e a menor atrás) e prenda-as com uma fita adesiva. Deixe um espaço de 1 a 2 cm de tubo atrás da lente de aumento pequena e corte todo o excesso restante de tubo.

Depois é só verificar se funciona, olhando a página impressa. Talvez você precise ajustar a lente levemente para obter as distâncias exatas entre as duas lentes, de modo que a imagem fique focalizada. E assim estará pronto o seu telescópio caseiro, agora é só aproveitar e curtir as estrelas bem mais perto de você.




Confira Outras Postagens: