Quais São as Principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é a cidade que vive um Carnaval o ano todo, com todos os preparativos que se iniciam meses depois que a festa acaba. Com muitas escolhas que se projetam a cada ano com mais euforia e vontade de fazer um Carnaval inesquecível para todos. Vamos conhecer um pouco de cada escolha e estar a par de como é incrível e belo o Carnaval do Rio de Janeiro.

Escolas de Samba do Rio de Janeiro

  • Beija-Flor –  Foi criada em 25 de dezembro de 1948 por um grupo de samba Nilópolis, o grupo formou um bloco de carnaval que veio da baixada fluminense que mais tarde se transformaria em escola de samba. Sua estreia como escola de Samba ocorreu em 1954.

  • Grande Rio – a escola representa uma das mais famosas escolas de samba do Rio de Janeiro. Com uma história cheia de vitorias e sonhos, escola que vem da baixada Fluminense e representa Duque de Caxias escola da Sapucaí. Com um sucesso que foi rápido e uma escola que cresceu aparentemente rápido. A escola teve seu inicio em 1988 e já desfilava no grupo especial desde então.

  • Unidos da Tijuca – umas das escolas de samba mais antigas do Rio de janeiro. Tijuca teve seu inicio dia 31 de dezembro de 1931 no Morro do Bordel. A escola teve sua primeira vitória em 1936 com o enredo “Sonhos delirantes”.

  •  Mangueira – A escola do Morro da Mangueira é uma das mais tradicionais e importantes escolas do Rio de Janeiro. Foi criada em 1928 em abril desse ano. As cores da bandeira da escola foi uma sugestão do compósito e ilustre Cartola.  A escola se inicia com a junção de blocos de Carnavalescos como: Mestre Candinho, Arengueiros, Tia Tomásia, Tia Fé, Senhor Júlio e o Rancho Príncipe das Florestas.

  •  Viradouro – A escola está já a 15 anos no grupo especial foi criada em 1848 na cidade de Niterói e vem conquistando títulos desde então. Seu primeiro desfile foi no ano de 1964.  A escola cresceu e fez muito sucesso.

  •  Salgueiro – a escola surgiu em 1953 com uma atitude renovadora. Mas foi em 1960 que a escola atingiu o ápice com a entrada de dois carnavalescos muito importantes Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues.

  •  Vila Isabel –  iniciou em 1947 e só depois de 20 anos foi para o grupo especial com o desfile “Três épocas do Brasil” isso ocorreu por volta de 1966 e ficou em quarto lugar.

  •  Imperatriz Leopoldinense – O bairro da Zona Leopoldina que fica no subúrbio do Rio de Janeiro e tem como representante a escola  Imperatriz Leopoldinense. Imperatriz foi fundada em 1959 e criou nos anos seguintes um departamento cultural.

  • Portela –  A escola foi fundada em 1923 com um histórico muito interessante, para conta-la teríamos que ficar aqui durante o dia todo falando sobre s os grandes feitos da escola que é uma das mais importantes no Rio de Janeiro. Com mais de 21 títulos conquistados.

  • – Mocidade Ind. de Padre Miguel – escola teve seus inicio e 1955 e vem desde então mostrando que sabe reger e muito bem uma escola, há tempos faz historia com a famosa paradinha feita pelo mestre André.




Confira Outras Postagens: