Vantagens e Desvantagens do Combustível Etanol Quais as Vantagens e Desvantagens do Combustível Etanol?

O álcool etílico, também denominado de etanol é um combustível orgânico obtido através da fermentação de açúcares, redução de acetaldeído e hidratação de etileno. É encontrado em determinadas bebidas alcoólico, como aguardente, vinho, cerveja e ainda em perfumes. Contudo, o seu uso atual e foco principal são como combustível de motores de explosão, o que desenvolve um mercado obtido de fonte renovável, ao contrário do petróleo. Desta forma, o uso do etanol como combustível para veículos possui as suas vantagens e também as suas desvantagens, sendo que é válido ressaltar que se trata de uma substância que pode ser misturada a gasolina. Quais são suas vantagens e desvantagens? Confira-as logo abaixo:

Vantagens e Desvantagens do Combustível Etanol 1 Quais as Vantagens e Desvantagens do Combustível Etanol?

*Vantagens:
-O etanol é muito mais limpo em relação aos combustíveis fósseis, por este motivo, polui-se menos o meio ambiente;
-É um combustível pode ser obtido em qualquer lugar do mundo, apesar de que apenas o Brasil possui a fórmula de produção do etanol. Assim, o país não mais depende de produções estrangeiras;
-É um combustível que não possui tecnologia complexa em relação a sua produção, seja para com o bio-etanol como para a síntese química.

*Desvantagens:
-É um combustível que provoca grande gasto de energia para sua produção;
-É um combustível do tipo bio-etanol que necessita de grande quantidade e amplos terrenos de cultivo para obtenção de matéria prima, fator que pode resultar em menos terra para produção de alimentos ou maior quantidade de áreas desmatadas para o cultivo da cana-de-açúcar.

É válido ressaltar que as desvantagens do combustível etanol, ainda são suficientes para não torná-lo uma fonte de combustível alternativo e totalmente ecológico.




Confira Outras Postagens: