As estações do ano são apenas quatro e cada uma tem as suas características que influenciam no clima, umidade do ar e outros detalhes. Como sabemos, as estações do ano se dão devido ao movimento da Terra em torno do Sol, esse movimento é chamado de translação sendo que este demora cerca de 365 dias para se completar uma volta, diferente da rotação que dá origem aos dias e as noites.

O verão é a primeira estação do ano no Brasil, é o momento em que o sol está mais próximo da Terra e a nossa região está totalmente virada para a luz do sol, sendo assim, as regiões próximas da linha do equador são as que mais sentirão a força dos raios do sol. Em nosso país, a linha do Equador atinge mais as regiões ao norte, sendo assim, possuímos diversas praias ótimas para serem aproveitadas nessa época de muito calor.

Em seguida temos o outono que é uma estação mais amena com climas razoáveis. Este é o intermediário do verão e inverno, portanto mantém um clima voltado ao equilíbrio dos dois, não sendo nem quente, nem frio. Este é marcado pela queda das folhas das árvores formando lindas paisagens. É quando o sol está iluminando em partes a nossa região.

O inverno é a época mais fria do ano e é quando o sol está mais distante e seus raios não conseguem aquecer determinada região. Muitos aproveitam para praticar esportes como o snowboard aproveitando a neve em outros países. A região sul do Brasil é a que mais sente o inverno, pois sua temperatura fica abaixo do padrão brasileiro.

Por fim, temos a primavera que é a estação mais bonita do ano, época em que as flores estão lindas e com uma beleza inexplicável. O clima é ameno mais voltado ao calor. É um sinal de que em breve teremos o verão novamente para finalizar o ano no Brasil.

Confira Outras Postagens: